23/02/22

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Fonte: Even3

O grupo de pesquisa TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no Ensino e aprendizagem na ótica da Inclusão e Inovação da UFF (Universidade Federal Fluminense), liderado pela Profa. Elaine Alves Leite, reunirão pesquisadores do Mestrado (CMPDI) e Doutorado (PGCTIn) no I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão (I SIPCI 2022).

O evento reunirá os conhecimentos do Pensamento Computacional e a inclusão para preparar você educador ou futuro educador para as práticas pedagógicas de acordo com o século XXI.

Mas o que é Pensamento Computacional?

É uma abordagem que envolve técnicas da Ciência da Computação aplicadas à resolução de problemas nas diversas áreas de conhecimento. O Pensamento Computacional tem sido aplicado desde a educação infantil ao ensino superior em diversos países, e no Brasil não poderia ser diferente, já que a abordagem faz parte das dez competências descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além do conceito de Pensamento Computacional aplicado à Educação básica, no evento também serão abordados assuntos como: Tecnologia Assistiva, Desenho Universal para Aprendizagem, Design Thinking e robótica educativa.

O evento será on-line, GRATUITO e com direito a certificado, e contará com a participação de palestrantes de várias universidades públicas do Brasil e de outros países.

O evento também dará oportunidade de submissões de trabalhos e, posteriormente, publicação dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica.

O prazo para submissão de trabalhos será até o dia 01/03/2022.

O evento ocorrerá pela Plataforma do Youtube nos dias 18 e 19/03/2022, das 8h às 17h e terá tradução simultânea para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A programação detalhada e as inscrições poderão ser realizadas através do LINK.

O I Seminário Internacional de Pensamento Computacional tem como proposta o desenvolvimento acadêmico e atualização profissional dos participantes, a fim de oportunizar novos conhecimentos que instrumentalizem profissionais para o trabalho, sobretudo  para com a inclusão.

Fonte: Even3

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